3 Verbos que Ninguém sabe Conjugar!

Alguns verbos são praticamente impossíveis de se conjugar corretamente. 
Entre as principais causas dessa dificuldade, está a falta de utilização de determinados verbos na língua portuguesa.
Porém, alguns verbos têm conjugação naturalmente muito difícil: são os verbos irregulares.
Vejamos então os 3 Verbos que Ninguém sabe Conjugar!

Verbo Reaver.

O verbo reaver é irregular e defectivo, ou seja, não existe conjugação para todas as pessoas e tempos verbais correspondentes.
Vejamos algumas conjugações do verbo reaver no modo indicativo:
Presente Pretérito Perfeito Pretérito Imperfeito
Eu       --------
Tu       --------
Ele/Ela --------
Nós reavemos
Vós reaveis   
Eles/Elas ------
Eu reouve
Tu reouveste
Ele/Ela reouve
Nós reouvemos
Vós reouvestes
Eles/Elas reouveram
Eu reavia
Tu reavias
Ele/Ela reavia
Nós reavíamos
Vós reavíeis
Eles/Elas reaviam
Frases com o verbo reaver:
  • Nós reavemos os documentos para a posse no cargo público.
  • Os alunos reouveram os materiais escolares.
É errado dizer: eles reavem os documentos ou eu reavo os documentos. 
Não há conjugação do verbo reaver diante dos pronomes eu, tu, ele e eles no tempo presente.


Verbo Intermediar.

O verbo intermediar é derivado do verbo mediar. Ele também é irregular.
Vejamos algumas conjugações...
Presente Pretérito Perfeito Pretérito Imperfeito
Eu intermedeio
Tu intermedeias
Ele/Ela intermedeia
Nós intermediamos
Vós intermediais  
Eles/Elas intermedeiam
Eu intermediei
Tu intermediaste
Ele/Ela intermediou
Nós intermediamos
Vós intermediastes
Eles/Elas intermediaram
Eu intermediava
Tu intermediavas
Ele/Ela  intermediava
Nós intermediávamos
Vós intermediáveis
Eles/Elas intermediavam
Frases com o verbo intermediar:
  • O advogado intermediou o conflito entre os manifestantes e os policiais.
  • Os pais devem intermediar as discussões dos filhos.

Verbo Gerir.

A conjugação do verbo gerir pode ser confundida com a conjugação do verbo girar. Por isso, muitos erros podem ocorrer.
Vejamos algumas conjugações:
Presente Pretérito Perfeito Pretérito Imperfeito
Eu giro
Tu geres
Ele/Ela gere
Nós gerimos
Vós geris   
Eles/Elas gerem 
Eu geri
Tu geriste
Ele/Ela geriu
Nós gerimos
Vós geristes
Eles/Elas geriram
Eu geria
Tu gerias
Ele/Ela  geria
Nós geríamos
Vós geríeis
Eles/Elas geriam
Frases com o verbo gerir:
  • Eu giro o meu próprio negócio.
  • João quer que eu gira suas contas dele.
Espero que tenha gostado de conhecer esses verbos que ninguém sabe conjugar. Veja também os assuntos abaixo:
Exercícios de Português para Concursos.
Exercícios de Crase com Gabarito.

Comentários

Postar um comentário